quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Diferenças de Ritmos Musicais em Diferentes Países

Projeto Arte e Educação

Dados de Identificação:                                                               
Instituição de ensino: Colégio Palmas.                           
Grupo de crianças: 8 anos.              
Número de crianças: 25 alunos.                  
Período de realização: 1 semestre.                 
Turma: 3° Ano. 
Tema: País.                                                      
Nome do Projeto: Diferenças de Ritmos Musicais em Diferentes Países.

Introdução: Hoje em dia os ritmos diferem de cultura para cultura e de país para país, bem como também são direcionados para diversas faixas etárias e diferentes grupos de indivíduos. Para que você possa aprender um pouco mais sobre música, iremos estudar os ritmos mais conhecidos e que obtém maior sucesso em todo o mundo.
Esse projeto irá abordar sobre os diferentes ritmos musicais existentes em cada país através da música que é tão presente em todos os ritmos e países que iremos abordar.
Justificativa: Este projeto visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre os diferentes ritmos musicais. E tendo como objetivo estudar suas origens e contribuições que esses ritmos têm para sua comunidade.
 Objetivo:
  • Estudar sua origem;
  • Identificar características específicas de cada ritmo musical em determinado país;
  • Valorizar a contribuição que esses ritmos têm na vida das pessoas e da comunidade em que ela vive;
  • Respeitar as diferenças.
Objetivo Específico:
  • Desenvolver curiosidade musical por novos estilos;
  • Conhecer novos ritmos musicais;
  • Conhecer novos estilos de vida;
Descrição e Tempo de Cada Atividade: Este projeto contará com 17 aulas. Sendo que em cada aula abordaremos um ritmo musical diferente.
  • Na primeira aula: Explicação do tema proposto. E a exibição de alguns vídeos.
Dever de casa: Trazer uma música do seu estilo preferido.
  • Na segunda aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
Música Pop – Gênero musical apreciado por crianças, jovens, adolescentes e também adultos. Surgiu nos anos 60 e as músicas se traduzem em ritmos melódicos e por vezes ritmos ‘acelerados’, um som bom de ouvir e bom para dançar. Exemplos de artistas POP: Shakira, Black Street Boys, e Britney Spears.
Atividade: Fazer um vídeo clip do estilo musical estudado.

Dever de casa: Trazer para próxima aula uma música do estilo estudado hoje em sala.           
  • Na terceira aula: exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
Fado – Ritmo tipicamente português, geralmente cantado por uma pessoa que é acompanhada por músicos que tocam instrumentos como a guitarra portuguesa e outros. Mariza, Amália e Ana Moura são grandes exemplos de fadistas.
Atividade: Fazer um vídeo clip do estilo musical estudado.

Dever de casa: Pesquisar e trazer para a próxima aula curiosidades desse estilo
  • Na quarta aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
Hip Hop – Despontou nos anos 70, é um gênero de música americana que nasceu com o objetivo de mostrar ao mundo o dia-a-dia de classes menos favorecidas e seus conflitos pessoais. Grandes nomes do Hip Hop são: Eminem, Akon e Chis Brown.
Atividade:Propor para os alunos a elaboração de uma parodia de uma música nesse estilo musical.

Dever de casa: Trazer para a próxima aula uma música que represente esse estilo.
  • Na quinta aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
Rock and Roll – Surgiu na década de 50 nos Estados Unidos, tem como forte característica ritmo acelerado favorecendo a dança. Tem como precursor Elvis Presley e Os Beatles, certamente um gênero de música que seus pais devem gostar muito.
Atividade: Fazer um vídeo clip do estilo musical estudado.

Dever de casa: Trazer para a próxima aula uma música que represente esse estilo.
  • Na sexta aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
 Música Popular Brasileira – Grandes nomes deste gênero musical Maria Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque de Holanda e outros. Tem como fortes características falar de amor, da vida, das desilusões, e de contar história em forma de música.
Atividade Propor para os alunos a elaboração de uma parodia de uma música nesse estilo musical. 

Dever de casa: Trazer para a próxima aula uma música que represente esse estilo.
Avaliação:Os alunos irão se avaliar entre si.
Na sétima aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
Samba - Ritmo típico brasileiro que surgiu nos anos 30/40, tendo seu ‘berço’ a população menos favorecida. Grandes nomes Alcione, Beth Carvalho e outros.
Atividade: Fazer um vídeo clip do estilo musical estudado.
Dever de casa: Trazer para a próxima aula uma música que represente esse estilo.
  • Na oitava aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
 Jazz – Gênero elitista e apreciado por intelectuais teve sua origem entre os afro-americanos. Usa instrumentos como o piano, trompete e é um ritmo muito bom de ouvir em momentos de descontração. Grandes nomes Louis Armstrong, e hoje temos como ícone Diana Krall.
Atividade: Dinâmica irei dar pista para os alunos e eles terão que descobrir qual é a música.

Dever de casa: Pesquisar e trazer para a próxima aula curiosidades desse estilo
  • Na nona aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
 Tango – Ritmo Argentino, suas músicas narram paixões e desventuras de casais apaixonados. Um dos grandes nomes do tango foi Carlos Gardel.
Atividade: Fazer um vídeo clip do estilo musical estudado.

Dever de casa: Pesquisar e trazer para a próxima aula curiosidades desse estilo
  • Na décima aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
 Música Clássica – Um dos gêneros mais apreciados por todo o mundo surgiu por volta de 1500, pode ser tocado por muitos instrumentos como violino, cravo, piano, violoncelo, viola e outros. A música clássica pode ser subdividida em sinfonias, sonatas, operas operetas, ensaios, etc. Grandes nomes da música clássica Chopin, Mozart, Strauss, Bach, etc.
Atividade: Fazer um vídeo clip do estilo musical estudado.

Dever de casa: Trazer para a próxima aula uma música que represente esse estilo.
  • Na décima primeira aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
 Reggae – Ritmo tipicamente Jamaicano, teve sua origem também na cultura afro-americana. Tendo como seu ‘berço’ a cultura Jamaicana, Bob Marley foi um dos grandes nomes do Reggae.
Atividade Propor para os alunos a elaboração de uma parodia de uma música nesse estilo musical. 

Dever de casa: Pesquisar e trazer para a próxima aula curiosidades desse estilo.
Avaliação: Os alunos irão se auto avaliar.
  • Na décima segunda aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
 Country – Teve origem nos anos 40 nos Estados Unidos, suas músicas são melodiosas e contam histórias de amores e desamores de casais enamorados, ou relatam histórias de vida no campo. Grandes nomes Dolly Parton, John Denver, Kenny Rogers.
Atividade: Fazer um vídeo clip do estilo musical estudado.
Dever de casa: fazer uma pesquisa e apresentar para os seus colegar passos característicos desse ritmo.
Avaliação: Os alunos irão avaliar as apresentações um dos outros .
Na décima terceira aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
New Age – Estilo de música calma, futurista, quase sempre instrumental; embora Enya, Lorena Mackneth e outras cantoras tenham se firmado no gênero new age com grande sucesso dando suas vozes a grandes músicas.
Atividade: Fazer um vídeo clip do estilo musical estudado.

Dever de casa: Pesquisar e trazer para a próxima aula curiosidades desse estilo
  • Na décima quarta aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
Eletrônica – É sempre o mesmo ritmo, como o nome diz é eletrônica podendo ser gerada por computadores e tendo como marca principal a ‘mesma batida repetitiva’. Faz muito sucesso nas discotecas e entre jovens de todo o mundo.
Atividade: Fazer um vídeo clip do estilo musical estudado.

Dever de casa: Trazer para a próxima aula uma música que represente esse estilo.
  • Na décima quinta aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
 Axé Music – Um gênero de música que se ouve comumente no Brasil, surgiu nos anos 90 e é enfatizada no carnaval pelos “trios-elétricos” tendo como nomes de relevância Luis Caldas, Ivete Sangalo e outros.
Atividade:Dinâmica irei passar um música e os alunos terão que descobrir o estilo musical daquela música.

Dever de casa: Trazer para a próxima aula uma música que represente esse estilo.
  • Na décima sexta aula: Exposição de músicas e vídeos acerca do ritmo proposto.
 Ópera – Gênero de música apreciado por intelectuais e que consiste num drama encenado com música por cantores que são classificados pelo seu timbre de voz (baritonos, tenor, contra-tenor, soprano, contralto, e mezzo-soprano). Geralmente cantada no idioma italiano. Grandes nomes Luciano Pavarotti, Placido Domingos, Jose Carreras.
Atividade: Fazer um vídeo clip do estilo musical estudado.

Dever de casa: Pesquisar e trazer para a próxima aula curiosidades desse estilo
  • Na décima sétima aula: Dividiremos a sala em cinco grupos contendo cinco alunos em cada grupo para elaboração de uma música sobre os ritmos trabalhados.
Avaliação: Os alunos irão fazer uma autoavaliação.

Intertextualidade entre Disciplinas: Este projeto além de ensinar artes também desenvolve a curiosidade por culturas diferentes, ensina os alunos respeitar as opiniões e estilos de cada um. Assuntos que estão relacionados à geografia e a filosofia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário