Projeto Arte e Movimento
Dados
de Identificação:
Instituição
de ensino: Colégio Palmas
Grupo de crianças: 10 anos
Número
de crianças: 20 alunos
Período de realização: Um
semestre
Turma: 5º Ano
Tema: Multiculturalismo
Nome
do Projeto:Diferentes estilos musicais através da dança.
Introdução: Esse projeto irá abordar sobre os diferentes ritmos musicais através da dança. Irei formar cinco grupos contendo quatro alunos em cada um deles, pois cada grupo ficar ficará com um estilo diferente. Os grupo ficará responsável por escolher uma música no estilo proposto e montar um coreografia dessa música.
No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças – negra, branca, índia – cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, numa “quase reciprocidade cultural”. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro.Filhos desse hibridismo e tendo como característica marcante o fato de abrigar diversas culturas, nós, brasileiros, deveríamos lidar facilmente com as diferenças. Mas não é exatamente isso o que ocorre. Por Francisca Socorro Araujo.
No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças – negra, branca, índia – cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, numa “quase reciprocidade cultural”. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro.Filhos desse hibridismo e tendo como característica marcante o fato de abrigar diversas culturas, nós, brasileiros, deveríamos lidar facilmente com as diferenças. Mas não é exatamente isso o que ocorre. Por Francisca Socorro Araujo.
Justificativa: Este
projeto visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre a contribuição e influência que a dança tem para esse diferentes estilos musicais.
Objetivo:
- Estudar sua origem;
- Identificar características específicas de cada ritmo musical em determinada dança;
- Valorizar a contribuição que esses ritmos têm na vida das pessoas e da comunidade em que ela vive;
- Respeitar as diferenças.
Objetivo
Específico:
- Conhecer as influências de cada ritmo;
- Conhecer novos ritmos musicais;
- Conhecer nos passos;
- Aprender novas coreografias de ritmos diferentes.
Descrição
e Tempo de Cada Atividade: Este projeto contará com 17 aulas.
- Na primeira aula: Explicação do conteúdo proposto.
Dever de casa: Pesquisar curiosidades sobre o assunto proposto
- Na segunda aula: Filme “Escola de Rock"
- Na terceira aula: Exposição de vídeos e depois farei o sorteio dos cinco estilos musicais proposto: o Hip Hop, funk, sertanejo, músicas Afros, axé music,
- Na quarta aula: Iremos para o laboratório de informática para pesquisar a origem e características do estilo musical escolhido.
Dever
de casa:Trazer novas sugestões.
- Na quinta aula: Darei a aula para os grupos montar a coreografia
Dever
de casa:Trazer novas sugestões.
- Na sexta aula: Ensaio
Dever
de casa:Trazer novas sugestões.
- Na sétima aula: Ensaio
Dever de casa:
- Na oitava aula: Apresentação
Dever
de casa: Trazer novas sugestões.
- Na nona aula: Fazer um debate com a turma sobre as apresentações
Dever
de casa:Pesquisar novos passos
- Na décima aula: Propor um desafio para turma: Juntar as quatro coreografias para fazer um remix desses diferentes estilos musicais
Dever
de casa:Trazer novas sugestões.
- Na décima primeira: Darei a aula para os alunos montar esse remix.
Dever
de casa:Trazer novas sugestões.
- Na décima segunda: Ensaio
Dever de casa:
- Na décima terceira: Ensaio
Dever
de casa:Trazer novas sugestões.
- Na décima quarta: Irei trazer para os alunos um grupo de dança profissional, que irá apresentar para os alunos.
Dever
de casa: Trazer novas sugestões.
- Na décima quinta: Apresentação da coreografia. Depois iremos fazer um debate.
- Na décima sexta: Iremos fazer um vídeo clipe da coreografia apresentada.
- Na décima sétima: Iremos convidar os alunos de outras séries para assistir o vídeo clipe feitos pelos os alunos.
Avaliação: Os alunos irão se autoavaliar
Intertextualidade
entre Disciplinas:Este projeto além de ensinar arte também está ligado a geografia e a sociologia pois englobam conteúdos sobres relações culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário