sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Multiculturalismo


Projeto Arte e Movimento

Dados de Identificação:                                                               
Instituição de ensino: Colégio Palmas  
Grupo de crianças: 10 anos  
Número de crianças: 20 alunos 
Período de realização: Um semestre 
Turma: 5º Ano 
Tema: Multiculturalismo
                                                               
Nome do Projeto:Diferentes estilos musicais através da dança.
Introdução:  Esse projeto irá abordar sobre os diferentes ritmos musicais através da dança. Irei formar cinco grupos contendo quatro alunos em cada um deles, pois cada grupo ficar ficará com um estilo diferente. Os grupo ficará responsável por escolher uma música no estilo proposto e montar um coreografia dessa música.
No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças – negra, branca, índia – cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, numa “quase reciprocidade cultural”. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro.Filhos desse hibridismo e tendo como característica marcante o fato de abrigar diversas culturas, nós, brasileiros, deveríamos lidar facilmente com as diferenças. Mas não é exatamente isso o que ocorre.      Por Francisca Socorro Araujo.
Justificativa: Este projeto visa ampliar o conhecimento  dos alunos sobre a  contribuição e influência que a dança tem para esse diferentes estilos musicais.
Objetivo:

  • Estudar sua origem;
  • Identificar características específicas de cada ritmo musical em determinada dança;
  • Valorizar a contribuição que esses ritmos têm na vida das pessoas e da comunidade em que ela vive;
  • Respeitar as diferenças.
Objetivo Específico:

  • Conhecer as influências de cada ritmo;
  • Conhecer novos ritmos musicais;
  • Conhecer nos passos; 
  • Aprender novas coreografias de ritmos diferentes.
Descrição e Tempo de Cada Atividade: Este projeto contará com 17 aulas.
  • Na primeira aula: Explicação do conteúdo proposto.
Dever de casa: Pesquisar curiosidades sobre o assunto proposto
  • Na segunda aula: Filme “Escola de Rock"
  • Na terceira aula: Exposição de vídeos e depois farei o sorteio dos cinco estilos musicais proposto: o Hip Hop, funk, sertanejo, músicas Afros, axé music,
  • Na quarta aula: Iremos para o laboratório de informática para pesquisar a origem e características do estilo musical escolhido.
Dever de casa:Trazer novas sugestões.
  • Na quinta aula: Darei a aula para os grupos montar a coreografia
Dever de casa:Trazer novas sugestões.

  • Na sexta aula: Ensaio

Dever de casa:Trazer novas sugestões.
  • Na sétima aula: Ensaio


Dever de casa:
  • Na oitava aula: Apresentação
Dever de casa: Trazer novas sugestões.
  • Na nona aula: Fazer um debate com a turma sobre as apresentações
Dever de casa:Pesquisar novos passos
  • Na décima aula: Propor um desafio para turma: Juntar as quatro coreografias para fazer um remix desses diferentes estilos musicais
Dever de casa:Trazer novas sugestões.
  • Na décima primeira: Darei a aula para os alunos  montar esse remix.
Dever de casa:Trazer novas sugestões.
  • Na décima segunda: Ensaio


Dever de casa:

  • Na décima terceira: Ensaio
Dever de casa:Trazer novas sugestões.

                             
  • Na décima quarta: Irei trazer para os alunos um grupo de dança profissional, que irá apresentar para os alunos.
Dever de casa: Trazer novas sugestões.



  • Na décima quinta: Apresentação da coreografia. Depois iremos fazer um debate.
  • Na décima sexta: Iremos fazer um vídeo clipe da coreografia apresentada.
  • Na décima sétima: Iremos convidar os alunos de outras séries para assistir o vídeo clipe feitos pelos os alunos.
Avaliação: Os alunos irão se autoavaliar

             
Intertextualidade entre Disciplinas:Este projeto além de ensinar arte também está  ligado a geografia e a sociologia pois englobam conteúdos sobres relações culturais. 






   



                     
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário