quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Projeto: Mundo Aquático



Projeto Arte e Educação


Dados de Identificação:
Instituição de ensino: Colégio Palmas                        
Grupo de crianças: 4 anos    
Número de crianças: 16 alunos    
    Período de realização: 2 meses                  
    Turma: Jardim I                                                                
Nome do Projeto: MUNDO AQUÁTICO
Introdução: Neste projeto iremos construir dentro da sala de aula a representação de como é o fundo do mar com materiais recicláveis.
Justificativa: Este projeto visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre o mundo aquático despertando a curiosidade e a construção de um novo saber por meio de artes visuais.
Objetivo:
  • Estudar a vida marinha;
  • Identificar características específicas dos seres marinhos;
  • Conhecer sua alimentação;
  • Valorizar a vida em sua extensão e biodiversidade;
  • Conscientizar sobre o cuidado e Preservação do meio ambiente.
Objetivo Específico:
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Desenvolver sua criatividade;
  • Explorar a curiosidade;
  • Explorar os diferentes tipos de animais aquáticos;
  • Conhecer novas espécies;
  • Conhecer seu habitat;
Descrição e Tempo de Cada Atividade: Este projeto contará com 8 aulas.
  • Na primeira aula: Iniciarei o projeto com uma aula expositiva na qual irei dialogar e interagir com os alunos acerca do tema proposto;
                                    
Dever de casa: Trazer de casa imagens e curiosidades de espécies diferentes de animais marinhos.
Avaliação: Faça um lindo desenho do que você aprendeu.

  • Na segunda aula: Irei passar um vídeo para ilustrar como é debaixo do mar. O filme será “Procurando Nemo”.
Dever de casa: fazer um desenho do animal que você mais gostou de conhecer durante o filme.
Avaliação: Os próprios colegas irão avaliar as atividades um dos outros. Dando sua opinião sobre cada desenho apresentado.

  •  Na terceira aula: Irei confeccionar peixinhos com os alunos utilizando suas mãos como molde depois recorta e sobrepõe uma sobre a outra formando peixinhos.

Dever de casa: confeccionar juntos com seus pais outros animais utilizando suas mãos ou os pés como molde.
Avaliação: Faça um desenho do que você mais gostou dessa experiência.
  • Na quarta aula: Irei fazer quadros com pratinhos de isopor no qual os alunos irão pintar a mão livre. Eu também utilizei tampinhas de refrigerante para fazer o corpinho dos peixinhos.
Dever de casa: Pesquisar em revistas figura de animais aquáticos para que possamos enfeitar nosso quadro que construímos em sala.
Avaliação: Os próprios colegas irão avaliar as atividades um dos outros. Dando sua opinião sobre cada quadrinho apresentado.
  • Na quinta aula: Iremos confeccionar um jacaré utilizando cartela de embalar maçã e depois os alunos irão pintar.
Dever de casa: Fazer um desenho do lugar aonde o jacaré costuma fazer seu ninho para por seus ovos.
Avaliação: Os próprios colegas irão avaliar as atividades um dos outros. Dando sua opinião sobre cada desenho apresentado.
  • Na sexta aula: Iremos confeccionar a baleia utilizando papelão e depois os alunos irão pintar.        
             
Dever de casa: Pesquisar em revistas e jornais os animais que a baleia costuma se alimentar.
Avaliação: Faça um desenho do você mais gostou dessa atividade de confeccionar o jacaré.
  • Na sétima aula: Iremos confeccionar um cavalo marinho utilizando papelão e depois os alunos irão pinta

                
Avaliação: Os próprios colegas irão avaliar as atividades um dos outros. Dando sua opinião sobre cada desenho apresentado.
  • Na oitava aula: Iremos fazer uma maquete representando o processo da reprodução da tartaruga marinha até a chegada das tartaruguinhas ao mar.

Dever de casa: Faça um lindo desenho dessa trajetória.
Avaliação: Os próprios colegas irão avaliar as atividades um dos outros. Dando sua opinião sobre cada desenho apresentado.
             
Intertextualidade entre Disciplinas: Este projeto além de ensinar artes também desenvolve a coordenação motora, ensina a reutilizar os materiais recicláveis, ensina os alunos a distinguir os animais aquáticos, como: peixes, mamíferos invertebrados, crustáceos e a diversidade marinha. Assuntos que estão relacionados à natureza e a ciências.






    



                     
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário