Projeto Arte e Educação
Dados de Identificação:
Instituição de ensino: Colégio Palmas
Grupo de crianças: 10 anos
Número de crianças: 30 alunos
Período de realização: Um ano
Turma: 5° Ano
Tema: Multiculturalismo
Nome do Projeto: Diferenças culturais sim preconceito não!
Grupo de crianças: 10 anos
Número de crianças: 30 alunos
Período de realização: Um ano
Turma: 5° Ano
Tema: Multiculturalismo
Nome do Projeto: Diferenças culturais sim preconceito não!
Introdução: Este projeto irá falar das diferenças culturais que temos no Brasil através do teatro. Irei formar cinco grupos e distribuir funções distintas para cada um deles para que no fim do projeto consigamos apresentar um teatro feito e apresentado pelos próprios alunos sobre minha orientação. Pois este trabalho tem o intuito formar alunos conscientes e capazes de ser formadores de opiniões.
O multiculturalismo crítico tem por base a política do respeito pela diferença cultural. E que questiona o monoculturalismo, e evidencia as contradições socioculturais fazendo vir à tona as diferenças e as ausências de muitas vozes que foram caladas pelas metanarrativas da modernidade. Ao rejeitar todo o preconceito ou hierarquia, este multiculturalismo baseia-se no respeito ao ponto de vista, às interpretações e atitudes do Outro, constituindo-se numa fonte de possibilidades de transformação e de criação cultural. Sendo assim, evidencia-nos um entendimento dinâmico de cultura, a qual deixa de ser um conjunto de características rígidas transmitidas de geração em geração. O respeito pelo Outro, não admite força, violência ou dominação; admite sim o diálogo, o reconhecimento e a negociação das diferenças. Estou também me referindo aqui, a “democracia dialógica” (Giddens), a qual significa o "reconhecimento da autenticidade do Outro, cujas opiniões e ideias estamos preparados para ouvir e debater, como um processo mútuo". (Holgonsi Soares)
O multiculturalismo crítico tem por base a política do respeito pela diferença cultural. E que questiona o monoculturalismo, e evidencia as contradições socioculturais fazendo vir à tona as diferenças e as ausências de muitas vozes que foram caladas pelas metanarrativas da modernidade. Ao rejeitar todo o preconceito ou hierarquia, este multiculturalismo baseia-se no respeito ao ponto de vista, às interpretações e atitudes do Outro, constituindo-se numa fonte de possibilidades de transformação e de criação cultural. Sendo assim, evidencia-nos um entendimento dinâmico de cultura, a qual deixa de ser um conjunto de características rígidas transmitidas de geração em geração. O respeito pelo Outro, não admite força, violência ou dominação; admite sim o diálogo, o reconhecimento e a negociação das diferenças. Estou também me referindo aqui, a “democracia dialógica” (Giddens), a qual significa o "reconhecimento da autenticidade do Outro, cujas opiniões e ideias estamos preparados para ouvir e debater, como um processo mútuo". (Holgonsi Soares)
Justificativa: Este projeto visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferenças culturais. E tendo como objetivo estudar suas origens e contribuições que essas culturas trás para a sociedade
Objetivo:
- Estudar sua origem;
- Identificar características específicas de cada grupo ou etnia cultural;
- Valorizar a contribuição que esses grupos têm na vida das pessoas e da comunidade em que ela vive;
- Respeitar as diferenças.
Objetivo Específico:
- Desenvolver curiosidade por novas culturas;
- Conhecer novas culturas;
- Formar indivíduos Conscientes do seu papel na sociedade;
Descrição
e Tempo de Cada Atividade: Este projeto contará com 32 aulas. Dividirei a turma em quatro grupos sendo que cada um deles terão funções diferentes. O primeiro grupo terá 7 alunos e vai ficar responsável pela parte da cenografia; o segundo terá 7 alunos e vai ficar responsável pela parte de escrever o texto da peça; o terceiro terá 7 alunos e vai ficar responsável pelos figurinos e o quarto terá 9 alunos que vão ser os artistas que apresentarão a peça para todos da escola no final do projeto.
Aulas
|
Descrição das
atividades em salas
|
Dever de casa
|
1º aula
|
Explicação do projeto para os alunos e apresentação de alguns vídeos.
|
Trazer para próxima aula curiosidade sobre o tema
|
2º aula
|
apresentar para os alunos em forma de vídeo um teatro " O rico e o pobre."
|
Trazer sugestões.
|
3º aula
|
Levarei atividades de expressão corporal.
|
|
4º aula
|
Levarei os aluno para assistir um peça de teatro.
|
elabora uma pequena encenação do espetáculo assistido.
|
5º aula
|
Apresentação dessas encenações.
Avaliação: Os alunos irão avaliar seus desempenhos entre si. |
|
6º aula
|
Dividirei a turma em quatro grupos e as funções de cada grupo.
|
Pesquisar nos meios de comunicações informações que vão contribuir nas funções dada a cada grupo.
|
7º aula
|
Desenvolvimento da atividade em grupo. Os grupos irão desenvolver um pequeno projeto do que irão fazer ao longo do tempo.
|
|
8º aula
|
Desenvolvimento da atividade em grupo.
|
|
9º aula
|
Dinâmica em grupo: Brincadeira da mimica e da Eu tenho um tic.
|
Trazer sugestões.
|
10º aula
|
apresentar para os alunos em forma de vídeo um teatro.
|
|
11º aula
|
Desenvolvimento da atividade em grupo.
|
Pesquisar nos meios de comunicações informações que vão contribuir nas funções dada a cada grupo.
|
12º aula
|
Desenvolvimento da atividade em grupo.
|
|
13º aula
|
Os grupos vão ter que sair entrevistando os funcionários e alunos dentro das dependências do colégio por culturas novas vividas por essas pessoas.
|
Entrevistar pessoas próximas da sua casa que conhece ou tem uma cultura diferente da sua.
|
14º aula
|
Apresentação das entrevistas.
|
|
15º aula
|
Desenvolvimento da atividade em grupo.
|
|
16º aula
|
Entrega do material já feito pelos alunos até o momento e um previa de peça.
Avaliação: Os alunos irão se auto avaliar. |
|
17º aula
|
Dinâmica do pano encantado e da serpente.
|
|
18º aula
|
Aula dada para ensaio da peça, confecção dos figurinos e do cenário.
|
Ler todo o texto da peça.
|
19º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
|
20º aula
|
Levarei os aluno para assistir um peça de teatro.
|
Fazer um resumo do teatro que você assistiu.
|
21º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
|
22º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Ler todo o texto da peça.
|
23º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
|
24º aula
|
Exercícios de expressão corporal.
|
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
|
25º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Ler todo o texto da peça.
|
26º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
|
27º aula
|
Exercícios de expressão corporal.
|
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
|
28º aula
|
Apresentação para o professor dar o feedbak .
|
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
|
29º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
|
30º aula
|
Aula dada para ensaio da peça,confecção dos figurinos e do cenário.
|
Praticar em casa os exercícios de expressão corporal.
|
31º aula
|
Último ensaio já com cenário pronto.
|
|
32º aula
|
O dia da apresentação para a escola.
Avaliação: Os alunos irão se auto avaliarão seu desempenho ao longo do ano. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário